Wednesday, September 08, 2010

Programa Casé


Talvez esteja no DNA da atriz, comediante, apresentadora e entrevistadora Regina Casé o talento para as comunicações. Seu avô, Ademar Casé (1902-1993), é o que se pode chamar de visionário, que se tornou um dos pioneiros do rádio e televisão no Brasil, como mostra o documentário Programa Casé - O que a gente não inventa, não existe, que estreia em circuito nacional na sexta-feira.

Dirigido pelo premiado curtametragista Estevão Ciavatta (Nelson Sargento, 1998), marido de Regina, o filme é um resgate da história dessa figura das telecomunicações no país, cuja vida se confunde com a própria história do Brasil, por ter atuado num período de efervescência industrial e cultural.

Casé fez o primeiro jingle do país e o primeiro contrato exclusivo de artista, em um casting de rádio que incluía Noel Rosa – que apresentou ao Brasil –, Carmen Miranda, Almirante, Braguinha, Aurora Miranda, Lamartine Babo, Sérgio Caldas, Dorival Caymmi e sua futura mulher, Stella Maris. Foi também sócio de Assis Chateubriand, na década de 1950, no lançamento da televisão, para onde levou os macetes que inventou e aprimorou no rádio.

No comments: